fbpx

Entrevista com Isabel Ferreira, Presidente da Associação Passo Positivo

Entrevista com Isabel Ferreira, Presidente da Associação Passo Positivo

Isabel Ferreira, Presidente da Associação Passo Positivo

A MedPartner apoia a campanha da Passo Positivo, organização portuense com forte sentido de cidadania que trabalha com a missão de garantir a segurança e bem-estar de pessoas vulneráveis. Durante o mês de outubro estará ativa uma campanha de angariação de fraldas e pensos de incontinência, em que a associação recolhe as doações junto de parceiros e cidadãos interessados na causa, para posteriormente fazer a sua distribuição às entidades parceiras do Banco de Fraldas, que lhes façam chegar as suas referenciações.

Como forma de apoio a esta causa, a MedPartner fez o seu donativo e convida todos os interessados, dentro das suas possibilidades, a contribuir para o sucesso desta campanha.

Para conhecer melhor a associação Passo Positivo e a campanha que está em vigor, leia a entrevista da MedPartner à Dra. Isabel Ferreira, presidente da organização.

Para começar, poderia contar-nos um pouco sobre a história e a missão da Associação Passo Positivo? Qual é o propósito que vos move?

Dra. Isabel: A Passo Positivo é uma ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) sediada em Matosinhos, que nasceu em 2010, através da força de vontade de um grupo de amigos apaixonados pela área humanitária. Desde o início que queríamos fazer algo diferente e complementar o que já estava a ser feito por outras ONG. Nasceu, assim, o nosso slogan “Fazer o que faz falta!”.

Quais são os principais desafios que a Passo Positivo enfrenta desde o início e como conseguem superá-los ao longo do tempo?

Dra. Isabel: Temos um grande desafio que perdura desde o primeiro dia – espaço de armazém. Não temos um local próprio e estamos inseridos numa empresa que cedeu um pouco do seu espaço para colocarmos lá a sede da nossa atividade, contando também com a ajuda de outra empresa para o efeito. Contudo, o espaço para armazém é o nosso maior handicap.

Temos uma logística de baixa complexidade, mas que ocupa alguns metros quadrados e que inclui materiais de apoio (ajudas técnicas) e material de incontinência (fraldas e pensos). Guardamos tudo em 3 garagens de associados/as. Como é possível prever, sempre que há necessidade de colocar material angariado ou organizar o material para doar é algo que consome tempo, combustível, são necessários voluntários/as, e comporta sempre alguma frustração. Um espaço com cerca de 20m2, perto da nossa sede, agilizaria todo o processo.

O outro grande desafio é a sustentabilidade, fortemente abalada por 2 anos de COVID-19, que é transversal a todas as ONGs.

Pode contar-nos mais acerca desta campanha de angariação de fraldas da Passo Positivo? Quais são os objetivos principais?

Dra. Isabel: Realizamos esta campanha há vários anos e é engraçado ver o seu crescimento e adesão das pessoas. A ideia consiste em obter vários pontos de entrega de fraldas/pensos de incontinência, distribuídos por todo o país, onde as pessoas podem deixar o seu donativo (fraldas, pensos de incontinência e em alguns pontos monetário – mealheiro). Preparamos um kit composto por cartaz, panfletos e mealheiro e divulgamos as parcerias nas nossas redes sociais e website. Assim, as pessoas sabem que, durante o mês em que decorre a campanha, podem deixar o seu contributo naqueles locais.

Entramos em contacto com vários estabelecimentos comerciais e até mesmo os nossos parceiros do programa de membros, convidando-os a ser um ponto de entrega. Tivemos uma forte adesão dos locais, contamos com mais de 70 pontos aderentes distribuídos por vários pontos do país.

Convidamos a que visitem o nosso site www.passo-positivo.pt, onde podem encontrar um mapa com todos os locais/pontos de entrega de parceiros.

Entrevista com Isabel Ferreira, Presidente da Associação Passo Positivo

De que forma é que as pessoas interessadas em contribuir para esta campanha podem participar ou fazer as suas doações de fraldas?

Dra. Isabel: Nos pontos de recolha aderentes, durante o mês de outubro, podem deixar o seu apoio em fraldas/pensos de incontinência ou fazer donativo monetário. Ao longo de todo o ano, aceitamos doações nas nossas instalações e donativos numerários através de transferência bancária ou MBWAY (939 310 161).

Para qualquer dúvida, podem entrar em contacto connosco através do 939 310 161 ou associacao.passopositivo@gmail.com

Como é que a Associação Passo Positivo vê o futuro? Existem planos ou metas específicas para alcançar nos próximos anos?

Dra. Isabel: Atualmente, o nosso plano é garantir a sustentabilidade financeira, por forma a assegurar os 2 postos de trabalho existentes e manter o apoio às mais de 350 famílias que apoiamos todos os anos.

Para isso, mantemos todos os esforços focados nas campanhas de angariação de fundos, nas parcerias mecenáticas e na captação de novos/as associados/as para as nossas causas.

A MedPartner agradece a colaboração da Dra. Isabel Ferreira para esta entrevista e apoia esta causa humanitária, que tanto faz falta a famílias vulneráveis no nosso país. Desejamos que a Passo Positivo possa manter o apoio que dá a centenas de famílias e atinja os seus objetivos de futuro.



Amostras Grátis